Rima é a concordância sonora que ocorre entre palavras e expressões, verificada nas últimas vogais tônicas de cada uma delas. As rimas podem ser classificadas:
a) de acordo com a acentuação: quando a aproximação sonora se dá entre palavras proparoxítonas, como amoníaco / zodíaco, a rima é chamada esdrúxula; quando entre palavras paroxítonas, como agreste / veste, é chamada rima grave; entre oxítonas, como fez / inglês, chama-se rima aguda;
b) de acordo com a extensão: quando a similaridade sonora é total a partir das última vogais tônicas, como nos três exemplos acima, a rima chama-se consoante; caso a semelhança seja parcial, como em bela / fera ou luta / dura, a rima chama-se toante;
c) de acordo com o vocabulário: quando a rima se dá entre palavras de mesma classe gramatical, como amoníaco / zodíaco (substantivos), ela é denominada rima pobre; chama-se rima rica quando as palavras são de classes gramaticais diferentes, como em agreste / veste (substantivo e verbo); ainda há a rima rara, feita com palavras de difícil combinação sonora, como orifício e cisne, e a rima preciosa, em que as palavras rimadas são forçadas, como se vê na rima apodrece / s:
Toma conta do corpo que apodrece...
E até os membros da família engulham,
Vendo as larvas malignas que se embrulham
No cadáver malsão, fazendo um s.
Augusto dos Anjos
1- rima interna (ou interior): quando a paridade sonora está contida em palavras que se encontram no mesmo verso, ou quando a palavra final de um verso rima com a expressão inicial do verso seguinte, ou, ainda, entre palavras dispostas no meio de versos diferentes. Vejamos os exemplos do primeiro e do segundo caso:
Braços nervosos, brancas opulências,
Brumais brancuras, fúlgidas brancuras,
Alvuras castas, virginais alvuras,
Lactescências das raras lactescências.
"Braços." Cruz e Sousa
O poeta Jorge de Lima nos dá um exemplo do terceiro caso:
Olhos, olhos de boi pendidos vertem
prantos por quem se foi. Ouvidos ouvem,
calam. Crepes enlutam as janelas.
Fundas ouças escutam seus gemidos.
2- rimas emparelhadas ou paralelas (aabb)
Vagueio campos noturnos a
Muros soturnos a
Paredes de solidão b
Sufocam minha canção. b
Ferreira Gullar
3- rimas cruzadas ou alternadas (abab)
Se o casamento durasse a
Semanas, meses fatais b
Talvez eu me balançasse a
Mas toda a vida... é demais! b
Afonso Celso
4- rimas enlaçadas ou opostas ou interpoladas (abba)
Não sei quem seja o autor a
Desta sentença de peso b
O beijo é um fósforo aceso b
Na palha seca do amor! a
B. Tigre
e) versos que não apresentam rima: versos brancos ou soltos são os que não apresentam rima final.
Fabrico um elefante branco
de meus poucos recursos.
Um tanto de madeira podre
tirado a velhos móveis
talvez lhe dê apoio.
E o encho de algodão,
de paina, de doçura. (...)
Carlos Drummond de Andrade
Gostei das definições, fáceis e boa para explicar. Obrigado
ResponderExcluirGostei das definições, fáceis e boa para explicar. Obrigado
ResponderExcluirObrigado, Ronildo!
ResponderExcluirkarp karp karp karp karp karp karp karp karp
ResponderExcluirvlw mt bom para estudar merece reconhecimento
ResponderExcluirBacana! Gostei! Parabéns :)
ResponderExcluirBoa aula,assim já posso falar sobre o assunto com mais propriedade.
ResponderExcluirAmei💕💕💕💕
ResponderExcluirCara muito bom, gostei bastante. Me ajudou em um trabalho acadêmico. Só agora compreendi a classificação das rimas. Vlw
ResponderExcluirGostei e muito
ResponderExcluirBom site
AJUDOU MUITO
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