Digite aqui o que você precisa

sexta-feira, 2 de março de 2012

1º ano - COC ARARAQUARA "O pequeno príncipe"

Atenção galerinha do 1º ano do COC - ARARAQUARA, envio-lhes as questões da tarefa que deverá ser entregue dia 12/03.
Lembrem-se que a boa análise dessas questões serão parte importante para uma boa resolução de nossa avaliação bimestral.

1. Encontre 12 figuras de linguagem ao longo do livro “O pequeno príncipe”, indicando a denominação da figura e copiando o trecho em que ela estava inscrita. Entretanto, lembre-se que somente poderão ser indicadas 02 (duas) figuras de linguagem por capítulo do livro.

2. Na sua opinião, por que o autor resolve fazer aquarelas ao longo do livro? Elas ajudam ou atrapalham no entendimento do texto? Explique.

3. As expressões “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” e “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”, são mais denotativas ou mais conotativas? Explique cada uma dessas expressões em relação ao contexto em que elas aparecem no livro.

4. Uma das lições que o “principezinho” aprende é que as crianças estão mais bem preparadas para o mundo do que os adultos. Explique essa afirmação e dê exemplos retirados do livro.

Bons estudos!

2º ano - COC ARARAQUARA - "Memórias de um argento de milícias"

Atenção galerinha do 2º ano do COC - ARARAQUARA, envio-lhes as questões da tarefa que deverá ser entregue dia 12/03.
Lembrem-se que a boa análise dessas questões serão parte importante para uma boa resolução de nossa avaliação bimestral.

1. Diz-se que Memórias de um sargento de milícias é um livro de transição entre o Romantismo e o Realismo. Sendo assim, indique, exemplificando, em que sentido cada estilo de época (escola literária) se mostra nessa narrativa.

2. Diga o que são folhetins e, em seguida, explique como essa estrutura faz com que a leitura do livro não seja uniforme e linear.

3. Leonardinho, segundo o grande crítico brasileiro Antonio Candido, é “o primeiro e grande malandro que entra na novelística brasileira, vindo de uma tradição quase folclórica e correspondendo, mais do que se costuma dizer, a certa atmosfera cômica e popularesca de seu tempo, no Brasil” (CÂNDIDO, 1970). Tomando isso como verdade, pode-se dizer que Leornardinho é um anti-herói? Explique com base no romance como um todo.

4. Como Maria Regalada ajuda Leonardinho? Diga em que passagem isso ocorre e qual é o nome da personagem que cede aos pedidos de Maria.

5. De forma resumida, explique como Leonardo torna-se sargento de milícias.

Bons estudos!