Olá, queridos alunos. O assunto hoje é o nosso trabalho acerca do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Diferentemente do que fizemos com o Eça de Queirós -- uma análise estritamente textual -- com o Machado trabalharemos as questões de INTERTEXTUALIDADE e de LINGUAGEM, isto é, analisaremos como o livro Dom Casmurro foi recriado em outras duas linguagens: o filme Dom -- com Maria Fernanda Cândido e Marcos Palmeiras -- e a minissérie Capitu, da Rede Globo -- dirigida por Luiz Fernando Carvalho.
Vamos à labuta. Após divididos e sorteados os grupos, cada equipe desenvolverá um trabalho escrito com as seguintes delimitações:
1) Quem foi Machado de Assis? (Aqui você farão uma pequena análise da vida, da obra e da importância de Machado de Assis para as letras brasileiras).
2) Resumo do livro DOM CASMURRO (cliquem no nome do livro para ir até o link). (Aqui vocês farão uma síntese do enredo da obra de Machado de Assis, apontando: personagens e desenvolvimento da trama)
3) Recriando o Dom Casmurro.
3.1 Dom Casmurro X Dom (Aqui o trabalho será de verificar como o texto de Machado de Assis influenciou o filme de Moacyr Góes, isto é, vocês escreverão um texto apontando as aproximações e as diferenças entre um enredo e outro. Para tanto, como se pode notar, é impossível desenvolver o trabalho sem que se veja o filme em questão.)
3.2 Dom Casmurro X Capitu (Aqui o trabalho é idêntico ao anterior, ele será o de verificar como o texto de Machado de Assis influenciou a minissérie de Luiz Fernando Carvalho, isto é, vocês escreverão um texto apontando as aproximações e as diferenças entre um enredo e outro. Para tanto, como se pode notar, é impossível desenvolver o trabalho sem que se assista à minissérie em questão.)
4) Conclusão / Considerações Finais (Aqui espero que vocês façam um pequeno balanço do trabalho apontando a importância do texto machadiano e a recorrência do uso dos intertextos nas artes, além de uma análise pessoal sobre o trabalho como um todo, isto é, uma chave de ouro!)
ATENÇÃO: A data de entrega do trabalho mudou, agora é dia 26/05.
Qualquer dúvida, procurem-me durante as aulas ou mandem-me um e-mail.
Bom trabalho!
"Ver não é o mesmo que olhar, assim como ouvir não é o mesmo que escutar. Ver envolve apenas o esforço de abrir os olhos; olhar significa abrir a mente e usar o intelecto. Olhar uma pintura [ou um poema] é como partir para uma viagem." Robert Cumming
Digite aqui o que você precisa
sexta-feira, 22 de abril de 2011
domingo, 10 de abril de 2011
Memórias póstumas de Brás Cubas -- Machado de Assis
Deixo-lhes o link do belíssimo livro de Machado de Assis: Memórias póstumas de Brás Cubas.
Boa leitura!!
Boa leitura!!
Assinar:
Postagens (Atom)